Algumas atividades desenvolvem teminologias próprias por estarem inseridas em um contexto específico de iluminação.
Para esclarecer possíveis dúvidas, que costumam aparecer no nosso dia a dia de atendimento aos nossos novos clientes, criamos este glossário, que serve de guia de consulta para assuntos de iluminação em geral.
AR 70, AR 111
São tipos de lâmpadas com foco mais fechado encontradas no mercado com ângulos de abertura de facho luminoso de 12° ou 24°.
São bastante utilizadas para iluminação de destaque. A sigla AR vem de “Aluminum Reflector”, refletor de alumínio e o 70 e 111 é o diâmetro da lâmpada em milímetros.
Ângulo de abertura
Capacidade de uma lâmpada ou luminária de concentrar ou espalhar a luz. Geralmente luminárias com facho de luz com grande ângulo de abertura (mais de 60°) são destinadas a iluminação de preenchimento ou geral, onde o facho de luz mais aberto espalha a luz em diversas direções. Luminárias com facho de luz com ângulo menor de abertura (menor de 60°) destinam-se á iluminação de destaque.
Arandela
Tipo de luminária fixada na parede
Balizador
Peça de iluminação destinada a demarcar um trajeto ou outro local de circulação de pessoas. Também chamados de mini postes e tem altura máxima de 1 metro.
Bipino
Tipo de conector/soquete com duas pequenas hastes paralelas de conexão elétrica. São utilizados nas lâmpadas de soquetes G, GU, MR. Como exemplo soquetes GU10, G4, G9 e MR16.
Bivolt
Lâmpada ou luminária que pode funcionar em ambas as tensões elétricas de 110V/200V automaticamente
Braço
Termo usado em iluminação para identificar um suporte que une a luminária a um outro suporte principal com um poste ou parede. Pode ser reto ou curvo, curto ou longo.
COB
Tipo de LED. Acrônimo de Chip On Board, essa tecnologia tem os LEDs encapsulados em conjunto e trabalham como um único módulo de iluminação.
Cruzeta
Tipo de suporte de luminária para fixar um ou diversos refletores a um poste de iluminação
Dicroica
Termo referente as lâmpadas de pequenas dimensões (50mm de diâmetro). O termo dicroica vem do revestimento utilizado nas lâmpadas dicroicas originais que utilizava lâmpadas halógenas. Esse material reveste o refletor da lâmpada tem a função de deixar passar a parte da luz que emite calor (infra vermelho) para a parte de traz da lâmpada e refletor a outra parte da luz que é responsável pela iluminação.
Atualmente, com a utilização da tecnologia LED essa função se tornou obsoleta, pois, as lâmpadas deixaram de ser do tipo refletoras e passaram a emitir a luz diretamenta para frente. Entretanto a nomenclatura dicróica permanece para se referir as lâmpadas que mantem as mesmas dimensões das dicroicas originais. Hoje a nomenclatura é Dicroica LED.
Driver
Aparelho eletrônico que fornece energia para a lâmpada ou luminária, também é chamado de fonte. Ele é responsável por transformar a tensão e a corrente elétrica da rede elétrica para as características específicas de funcionamento da lâmpada.
E-27
Tipo de soquete rosqueado das lâmpadas “comuns”, do tipo bulbo.
Eficiência luminosa
É a relação entre o consumo de energia (Watts) de uma lâmpada e a quantidade de luz que ela é capaz de emitir (lúmens). Expresso em lm/W. Uma lâmpada de alta eficiência tem 80 lm/W. Quanto maior o valor da eficiência luminosa melhor.
Engastado
Tipo de fixação de poste de iluminação em que parte do poste fica enterrado no solo.
Flangeado
Tipo de fixação de poste de iluminação em que o poste possui uma base vertical soldada ao tubo principal que serve para fixar o poste ao solo ou caixa de concreto por meio de fixadores apropriados.
Fluxo luminoso
Expresso em lúmens (lm) é a unidade que determina a quantidade total de luz emitida por uma fonte, pode ser uma lâmpada ou luminária.
Galvanização a Fogo
Peça d
Globo
Tipo de invólucro que envolve uma lâmpada. Pode ser transparente ou translúcido. Este último também tem a função de difusor de luz.
High-bay
Termo utilizado para descrever luminárias de uso interno com altura de instalação acima de 6 metros. Muito utilizadas em instalações industriais, armazéns e outros galpões.
Iluminação difusa
Proveniente de luminárias com difusores de vidro fosco, polímero leitoso e tecido. A luz é mais aconchegante e suave. A fonte de luz é distribuída por uma área maior ao invés de se concentrar em um único ponto concentrado. As sombras não ficam tão marcadas e o ofuscamento, que é indesejado, diminui consideravelmente.
Iluminação direta
Nesse tipo de iluminação o foco de luz é dirigido diretamente para o objeto a ser iluminado. O aproveitamento da luz á o maior possível, porém o ofuscamento pode ser grande, dependendo do ângulo de incidência do foco luz. É recomendado que a iluminação direta seja posicionada fora do campo de visão das pessoas, o mais alto possível.
Iluminação de destaque ou dirigida
Tipo de luz de foco fechado, com ângulo abaixo dos 40°, que tem a função de evidenciar um objeto ou superfície.
Iluminação geral ou de preenchimento
Tipo de iluminação que tem a função de inundar o ambiente com luz. São provenientes de fontes de luz com grande ângulo de abertura do facho de luz (maior de 60°). Normalmente as fontes de luz de preenchimento são instaladas no teto, no caso de iluminação interna, ou em postes altos na iluminação externa.
Índice de proteção IP
Padrão internacional para classificar o grau de proteção de produtos eletrônicos contra as ações dos elementos que possam interferir no seu funcionamento como poeira e água.
Iluminação pública
Tipo de iluminação que se destina a áreas externas como ruas, avenidas, rodovias, praças, parques, etc. Apesar no nome não está relacionada especificamente a iniciativa de órgãos públicos, mas sim de um tipo de iluminação constituída por poste, braço e luminária. Normalmente a altura do poste é superior a 6 metros e as luminárias tem potência superior a 100W.
IRC
Índice de reprodução de cor. Fontes de luz artificiais são conseguem emitir luz com a mesma capacidade de reproduzir cores. A luz natural tem o IRC 100. Fontes de luz artificial com IRC superior a 70 são consideradas de boa qualidade de reprodução de cores. Luzes com baixo IRC alteram a percepção das cores dos objetos.
Kelvin
Unidade de temperatura de cor, símbolo (K). Apesar do que pode parecer, não está relacionada ao calor, mas sim com a tonalidade da luz. Lâmpadas podem emitir luz quente (amarelada), neutra ou fria (azulada).
A luz é considerada neutra de 4000K a 5500K. Abaixo disso, 4000K ou menos é considerado a luz quente. Acima de 5500K, luz fria.
LED
Sigla para Lighting Emitting Diode (Diodos Emissores de Luz) é a principal tecnologia de iluminação da atualidade, seus benefícios permitiram que eles substituíssem, com diversas vantagens, as tecnologias de iluminação anteriores, incandescente, halógena, fluorescente, vapor, metálico e vapor de sódio.
Lustre
Luminária de teto com dupla função de iluminar e decorar.
Lux
Unidade de luz que chega a uma superfície. Um Lux é igual a um lúmen por metro quadrado. Símbolo: (lx)
Ofuscamento
Desconforto visual causado pelo excesso de brilho de uma fonte de luz.
PAR 20, PAR 30, PAR 38
Tipo de lâmpada para iluminação pontual. Sigla PAR (do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico Aluminizado). O número se refere ao diâmetro da lâmpada em múltiplos de 1/8 de polegada.
PAR 20 x 1/8 = 2,5 polegadas (65mm). PAR 30 x 1/8 = 3,5 polegadas (95mm). PAR 38 x 1/8 = 4,75 polegadas (120mm).
Pétala
Luminária que é fixada no topo de poste por um suporte específico. Um poste de iluminação pode ter 1, 2, 3, 4 ou até mais pétalas fixadas no seu topo.
Pintura eletrostática a pó
Processo de revestimento que utiliza resinas de alta durabilidade e resistência. É utilizado uma corrente elétrica para promover a aderência da tinta em pó a peça, depois submete-se a peça a alta temperatura por um tempo predeterminado para que a pintura seja curada e forme uma camada uniforme e resistente.
Pendente
Luminária fixada no teto por meio de cabos.
Plafon
Luminária fixada junto ao teto. De acordo com a maneira que são fixadas podem ser do tipo Embutida, encaixada em uma abertura no teto especifica para esse fim. Ou do tipo Sobrepor, que é fixada na superfície do teto.
Relé Fotoelétrico ou fotocélula
Dispositivo de controle de iluminação, destinado ao acionamento de lâmpadas elétricas. Contribui para a redução do consumo de energia pois é capaz de cortar a energia quando a iluminação é necessária, por exemplo durante o dia quando há iluminação natural.
Refletor
Também conhecido como projetor ou holofote, é uma peça de iluminação para uso externo com alta potência e proteção contra intempéries. Tem uma ampla gama de aplicações e podem iluminar fachadas, quadras esportivas, jardins, paisagismo em geral, estacionamentos, condomínios, etc. Podem ser encontrados nas potências de 30W a 300W.
SMD
Sigla de Surface Mounted Device (dispositivos montados em superfície). Nesse tipo de tecnologia LED os emissores de luz ficam espalhados numa superfície. São os mais comuns no mercado.
Soquete
Peça de encaixe que é responsável pela conexão dos contatos elétricos de uma lâmpada.
Spot
Termo utilizado para identificar uma luminária com foco dirigido e direcionável.
Watt
Medida de consumo, quantidade de energia consumida pela lâmpada.