Quais são os componentes de um Poste de iluminação
Que os postes de iluminação são fundamentais para iluminar áreas externas, todos sabemos, mas você conhece quais são as partes que compõem um poste de iluminação?
Existem várias maneiras de iluminar áreas externas: balizadores, refletores, arandelas, etc. Porém o produto de mais utilizado para iluminação externa, principalmente de grandes áreas abertas são, indiscutivelmente, postes de iluminação.
Utilizar postes de iluminação é a maneira mais eficiente porque ele posicionam fontes de luz de grande potência em posições mais altas, possibilitando iluminar áreas grandes com o mínimo de consumo de energia elétrica.
Alguns postes de iluminação são decorativos ou seja, tem dupla função, de iluminar e decorar os ambientes externos. Não vamos nos referir a eles aqui. Falaremos apenas de postes de iluminação 100% funcionais. Também conhecidos como postes de iluminação pública.
Apesar do nome, estes tipos de poste também servem áreas privadas como condomínios, ruas internas de loteamentos, clubes, escolas, hospitais, shopping, centros logísticos, prédios comerciais, fabricas, aeroportos e todo e qualquer área externas que precisa ser iluminada.
Basicamente um poste é composto por 4 partes:
– Estrutura principal (coluna vertical)
– Luminária
– Suporte da luminária
– Estrutura de fixação
Porém outras partes são importantes como:
– Revestimento de proteção
– Pintura
– Fiação
– Acessórios de fixação
Estrutura principal
Postes metálicos pode ser construidos de 2 formas:
– Poste telecônico
Fabricado com tubos cilíndricos que tem diâmentro menor a medida que são soldados e/ou encaixados em direção ao topo. São produzidos pela Aladin Iluminação há mais de 15 anos.
– Poste cônico contínuo
Uma estrutura principal única, contínua e cônica, larga embaixo que vai estreitando continuamenta até o topo (não são produzido pela Aladin Iluminação)
Luminária
Existem lâmpadas com tecnologias obsoletas, como vapor de sódio, vapor metálico, que não vamos abordar aqui. Vamos falar sobre a tecnologia atual LED, que se divide em 2 tipos princiapais
LED COB
Abreviação de Chip On Board (Chip na placa). São reconhecidos facilmente pois formam uma única peça luminosa, uma pequena placa de diodos emissores de luz condensada numa pequena área.
LED SMD
Abreviação de Surface Mounted Diode (Diodos Montados em Superfície)
Apesar ser uma tecnologia que chegou antes no mercado, passou por uma grande evolução e hoje são as mais utilizadas. São identificadas por formarem uma grade de LEDs com espaçamento entre eles.
Em alguns casos, como por exemplo, quadras esportivas, são utilizados refletores, no lugar de luminárias
Suporte da luminária
São estruturas que sustentam as luminárias e estão ligadas a estrutura principal (soldadas ou parafusadas)
Podem ser de 2 tipos principais
Núcleos
São estruturas tubulares horizontais que são parafusadas ou soldadas na estrutura principal
Podem conter a estrutura necessária para sustentar de 1 a 4 luminárias
Cruzetas
São estruturas formadas por perfis “L” e são fabricadas para suportar de 1 a 10 refletores
Estrutura de fixação
Podem ser de 2 tipos
Engastado
Engastado é embutir, encravar. Esse tipo de fixação é para utilização em solos macios como terra, areia, etc. O poste é fabricado sem base e com comprimento extra para ser enterrado.
Para cada altura de poste há uma profundidade regularizada para engastamento, conforme a norma ABNT NBR 14744.
Altura dos postes x engastamento
Até 5 metros – engastamento 50 cm
6 a 10 metros – engastamento de 1 metro
12 a 15 metros – engastamento de 1,5 metros
Flangeado
Se trata do poste com base para fixação em solos mais rígidos como asfalto, concreto, etc.
Poste com altura acima de 4 metros necessitam de uma caixa de concreto para fixação.
O tamanho e espessura do aço dessas bases é proporcional a sua altura e também são determinadas na norma ABNT NBR 14744 da seguinte forma:
Altura dos postes x dimensões da base
3 a 6 metros – 200 x 200 x 9 mm
7 a 10 metros – 280 x 280 x 12 mm
12 metros – 330 x 330 x 12 mm
15 metros – 400 x 400 x 15 mm
20 metros – 500 x 500 x 18 mm
Revestimento de proteção
Galvanização eletrolítica
Também conhecida como galvanização e frio, consiste na aplicação de zinco (elemento anti corrosivo) por meio da utilização de energia elétrica para promover a adesão do zinco ao aço. Proporciona proteção moderada contra corrosão pois deposita uma camada fina e bem lisa de zinco sobre o aço. Sua vantagem principal é o acabamento mais atraente.
Galvanização a fogo
Também conhecida como galvanização a fogo ou a quente, consiste na aplicação de zinco por imersão em zinco fundido para promover a adesão do zinco ao aço. Proporciona proteção intensiva contra corrosão pois deposita uma camada mais grossa de zinco sobre o aço. Sua vantagem principal é resistencia a condições severas de exposição ao clima, resistinda muitos anos mesmo que exposto a chuva, vento, umidade do solo e maresia.
Pintura
Aplicação eletrostática de poliéster a pó
É um tipo de pintura que não utiliza tinta líquida mas tinta em pó. Esse processo de pintura utiliza carga elétrica, que é aplicada na peça a ser pintada, para que o pó possa aderir melhor na superfície. Depois da tinta depositada, as peças são submetidas a alta temperatura por um determinado tempo para que a tinta seja curada, essa etapa aumenta ainda mais a adesão e resistência da camada da pintura.
Além da qualidade superior, com maior resistência a arranhões e acabamento superior, o fato da pintura a pó não usar solventes líquidos reduz drasticamente a emissão de contaminantes, ajudando a preservar o meio ambiente.
Esperamos ter contribuído para que você possa saber mais sobre postes de iluminação.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o que foi apresentado ou sobre outras questões relacionadas a postes de iluminação, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui