Todo mundo já ouviu falar de LUZ QUENTE e LUZ FRIA isso vem da percepção de claridade que a luz nos desperta, luz quente ou fria é a expressão de uma sensação que a luz nos traz não tem nada a ver com o calor físico da lâmpada, mas sim como percebemos e somos influenciados pela luz.
A Importância da Temperatura de Cor na Vida Humana
O ser humano tem sua vida guiada pelas estimulações visuais e toda a nossa fisiologia é baseada no ciclo do dia e da noite, em um mundo selvagem, o ser humano seria um animal diurno, portanto, teria o auge de sua atividade no meio do dia e repousaria a noite, isso nos leva ao seguinte:
O dia amanhece e começa nossa atividade, que neste período é mais calmo e menos ativo pois está ainda despertando.
No meio do dia, temos o auge de nossa atividade.
No fim da tarde estamos cansados e nos preparando para entrar em repouso.
Da mesma maneira o início e o fim do dia devido a posição do sol, tem temperaturas de cor mais baixas (na faixa de 3000K – amarelo/alaranjado) e no meio do dia temperaturas mais altas, na faixa de 6000K (branco puro).
Isso justifica porque todos nós somos influenciados pela tonalidade da luz, isso está consolidado no nosso corpo e na nossa mente. Esse ciclo diário de luz quente-fria-quente está presente na evolução humana desde o início dos tempos, sendo assim não se trata de um modismo ou conceito pouco provável, trata-se de um fato e funciona.
Aplicação na iluminação
A tonalidade da luz e um ambiente influencia nosso comportamento, por isso é importante escolher a temperatura de cor adequada para cada ambiente a fim de contribuir com o bem estar e eficiência das pessoas.
Iluminação com temperatura cor quente para ambientes de descanso e relaxamento
Ambientes onde a atividade principal é descansar e desacelerar a luz ideal é a de temperatura de cor 3000K. Outra coisa que pode intensificar a sensação de relaxamento, em conjunto com o uso de luz quente, é a intensidade, posicionamento e direção das fontes luminosas, mas este é um tema abrangente que será assunto para outro artigo.
O uso da luz quente em torno de 3000K também pode contribuir para dar mais sofisticação aos ambientes utilizando luminárias decorativas de aplicação indireta, como arandelas, balizadores e spots.
Iluminação com temperatura cor fria para ambientes que necessitam de atenção e produtividade
Ambientes como estações de trabalho (na empresa ou home office), bancos, escolas, indústrias, centros cirúrgicos, quadras e campos esportivas, ambientes residenciais como cozinha, banheiro e área de serviço, utiliza-se luz com temperatura de cor mais alta em torno de 6500K, mais brilhante e com tendência ao azulado.
Outro exemplo, é o uso dessa iluminação em ambientes onde é preciso ambiente como postos de gasolina, concessionárias, supermercados e hospitais, a temperatura mais alta e fria de cor branca, é estrategicamente utilizada para uma maior concentração e visualização.
Iluminação com temperatura cor neutra para ambientes profissionais e sóbrios
Existe um terceiro tipo de iluminação, de aplicação mais restrita e profissional que têm a função de reproduzir luz natural da maneira mais precisa possível. Usada em estúdios fotográficos e flashs de câmeras fotográficas profissionais. Também conhecido comercialmente como “luz do dia” tem temperatura de cor de 5500K, não é por acaso que corresponde à luz do sol ao meio-dia em um dia de céu claro sem nuvens.
Apesar de amplamente utilizada em ambientes profissionais pode ser encontrada em algumas versões residenciais e comerciais cuja utilização nesses ambientes cria atmosferas neutros e, por vezes, elegantes, como nessa foto.
Cor não interfere na eficiência energética
Vale destacar que a temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada.
O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luminoso, mas sim de acordo com a potência do produto. Quanto maior sua potência mais será o seu consumo de energia.
Existe uma falsa impressão de que quanto mais fria a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina melhor o ambiente que a luz quente. O que difere é que a luz fria proporciona mais contraste e da percepção de mais claro. Já a luz quente traz menos contraste e por consequência mais aconchego e conforto visual.
Agora que você já sabe mais sobre temperatura de cor e suas aplicações encontre os produtos no site Aladin Iluminação que melhor atendam às suas necessidades.