Qual a luminosidade correta para cada ambiente? 

Existem normas que definem isso, uma delas é a ABNT NBR 5413 que especifica diversas atividades e seus respectivos níveis de iluminação recomendados (luminância ideal) entretanto, para simplificar, vamos resumir aqui algumas aplicações residenciais e comerciais/industriais separadamente. 

Mas antes de relacionar os valores de luminosidade indicada para ambiente, vamos explicar um pouco como isso funciona. 

Você já deve ter ouvido falar certa lâmpada têm “x” lúmens. Você vai reparar que na nossa tabela a luminosidade recomendada está em “lux”. Qual é a diferença entre lux e lúmen e o que cada um deles significa?  

Lúmen: medida de fluxo luminoso (luz emitida) 

Lux: medida de luz distribuída numa superfície (luz recebida) 

Como vamos recomendar o nível de luminosidade (mais comumente chamada claridade) ou seja, o resultado da iluminação e não a luz emitida, utiliza-se lux.  

Tem uma maneira fácil e prática de medir a claridade de qualquer ambiente é utilizar o seu celular, a grande maioria dos smartphone atuais tem um sensor de luz e instalando um aplicativo simples é possível fazer a medição da claridade. Sugerimos o app LightMeter disponível na AppStore (iPhone) e Google Play (Android). Basta instalar e usar. O app tem funcionamento simples, ocupa pouco espaço na memória do celular e é gratuito. 

 

Níveis médios de Iluminação para cada ambiente 

Residencial – tabela 1

 

Comercial-industrial – tabela 2 

Mas é agora que você sabe qual é a luminosidade/claridade ideal para cada ambiente, como escolher as lâmpadas/luminárias necessárias para fazer essa teoria virar realidade e você ter ambientes corretamente iluminados de acordo com a utilização dos mesmos. 

 

Isso depende de alguns fatores como luz natural que entra no ambiente, cor dos móveis e paredes e altura do teto onde as luminárias principais serão instaladas. Ambientes com muitas e amplas janelas precisam de menos iluminação, em contrapartida parede e móveis escuros refletem menos a luz e demanda mais luz artificial, por fim ambientes com teto muito alto também precisam de luz mais potente. Mas tem uma maneira de fazer uma boa estimativa da quantidade de lúmens necessários para conseguir a claridade desejada. 

Utilizando a seguinte fórmula: 

Lumens = lux / área² 

Veja dois exemplos práticos: 

 

Você vai precisar: 

  1. Claridade desejada para o ambiente (consulte a tabela 1 ou 2) 

  1. Área em m². Meça 2 paredes e multiplique (exemplo: 2m x 4m = 8m²) 

 

Exemplo 1: Cozinha de 2 x 4 metros

 

Exemplo 2: Quarto de 3 x 3 metros

A quantidade de lúmens pode ser encontrada na embalagem das lâmpadas e luminárias. 

 

Agora que você sabe como escolher a iluminação certa para cada ambiente você pode evitar erros e retrabalho. 

 

Caso tenha ficado dúvidas ou você precise de informações mais detalhadas, consulte um dos nossos consultores especialistas em iluminação, eles estão sempre prontos para oferecer as melhores opções de iluminação para as suas necessidades, sempre levando em consideração qualidade, menor preço de aquisição e economia de energia. 

 

 Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumetar os resultados de vendas.