Os postes de iluminação devem atender a normativas que visam sua padronização. Leia este artigo e saiba a importância de postes seguirem as normas da NBR 14.744.

A Normativa Brasileira (NBR) 14.744 foi criada e aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2001. Tem como objetivo determinar requisitos em relação à produção de postes de iluminação, sejam eles curvos ou retos, juntamente com as peças que os completam.

Esse regulamento dispõe de uma série de especificações técnicas para sua fabricação no que se refere a definição dos elementos, dimensões, materiais a serem utilizados, especificações de carga, cálculos e testes finais para verificação da estrutura.

Segundo a NBR 14.744, poste para iluminação é um item designado para sustentar luminárias, sendo composto geralmente por coluna e braço. A partir disso, há dois tipos, o reto e o curto.

Poste reto é aquele que apresenta apenas uma coluna, enquanto o poste curvo possui uma coluna e um ou mais braços, que podem ou não ser removíveis. Outra característica diferencial é que o tipo curvo tem sua extremidade superior arqueada.

Cabe complementar que a coluna é a parte vertical do poste e braços são as estruturas onde se localizam as luminárias, normalmente mantendo uma certa distância da base da coluna.

A importância de cumprir a Norma 14.744

A NBR 14.477 existe para garantir a qualidade, segurança e o aumento da vida útil de postes destinados para iluminação e por esse motivo é importante segui-la à risca.

Produtos normatizados tendem a funcionar por mais tempo, de forma eficiente e sem apresentar riscos, o que reflete diretamente na satisfação dos compradores e demais usuários.

É fundamental que o fabricante de poste para iluminação esteja atento à NBR 14.744 e aplique métodos de produção baseados nessa normativa, mesmo porque, o comprador pode solicitar uma inspeção à fabrica para verificar o cumprimento de tais quesitos.

Essas inspeções, que estarão registradas nos documentos de compra, devem ser feitas por representantes qualificados do cliente que, necessariamente, contarão com a colaboração do fabricante em permitir acesso a todo o processo de fabricação dos postes.

Juntos, produtor e comprador podem definir um cronograma de inspeção, de forma que essas visitas não comprometam a realização do serviço. Se, durante a examinação, for identificado o não cumprimento da normativa, o produto pode ser recusado pelo cliente e o negócio não finalizado.

Confira a seguir, alguns exemplos de regras para o estabelecimento de postes normatizados:

Somos a Aladin Iluminação, uma empresa comprometida em oferecer postes e outros itens de iluminação em total conformidade com a NBR 14.744 e demais normativas que regulamentam o setor. Acesse nosso formulário de contato ou ligue para (11) 2219-2505 e tire todas as suas dúvidas.