Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor. 3 de 5

Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor.

 

Conheça melhor as configurações dos postes de iluminação e saiba escolher o melhor para as suas necessidades.

 

Na matéria anterior falamos qual a altura que os postes de iluminação devem ter.

Dando sequencia às informações sobre como escolher as melhores configurações para postes de iluminação, vamos abordar outra dúvida muito comum que nossos clientes frequentemente nos perguntam ao cotar postes de iluminação para áreas externas.

Qual o alcance de iluminação de um poste e qual a distância ideal entre cada poste.

Muito se discute sobre essa questão e opiniões direfentes podem ser obtidas porém, a titulo de referência vamos mostrar uma regra básica que se aplica a maioria dos casos em que se deseja iluminar áreas externas sem que haja sombras entre um poste e outro.

A regra é simples.

Alcance de iluminação:

Cada poste ilumina 1,5 vezes a sua altura ou seja, um poste de 5 metros ilumina até 7,5 metros adiante.

 

Distância entre postes de iluminação:

A distância entre postes deve ser o triplo da sua altura. Exemplo: para postes de 5 metros a distância sugerida é 15 metros.

 

Esse alcance e consequentemente a distância entre poste sugerida é válida quanto se utiliza a potência correta. A potência de luminária deve ser proposrcional a sua altura.

O alcance e a distância entre postes demonstrada aqui é suficiente para que não haja sombras entre os postes. Para locais onde essas sombras são toleradas, a distância pode ser maior.

Em conta partida, em situações em que a iluminação precisa ser mais intensa, a distância pode ser reduzida para criar áreas de sobreposição de iluminação. São pontos entre os postes que recebem luz de ambos os postes.

 

 

Na próxima sexta-feira iremos falar sobre a questão da potência das luminárias para postes de iluminação. Até breve.