Refletores para quadra poliesportiva

Na hora de fazer o planejamento para a construção de espaços para a prática esportivas em condominos, escolas, é preciso ter diversos cuidados. Dentre eles, o tipo de piso, durabilidade do material e até o tamanho da quadra. Porém, é importante não se esquecer de ficar atento iluminação. ao melhor tipo de refletores para quadra poliesportiva.

Lembre-se de que o projeto quer atingir a públicos de diferentes idades e que farão uso do espaço também durante a noite. Por isso, é preciso oferecer a iluminação adequada e que esteja de acordo com a BR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Isso é ainda mais importante para quando o projeto for para espaços de treinamento de profissionais. Veja dicas e faça a melhor escolha.

 

Ofuscamento dos refletores para quadra poliesportiva

 

Sabe quando você olha para a luz e parece que ficou cego, não consegue enxergar direito? Esse é o ofuscamento e deve ser evitado para que a qualidade iluminação seja amelhor possível, para uma quadra esportiva.

Esse ofuscamento causa desconforto e, por isso, nesse ambiente, a iluminação deve ter o índice de ofuscamento unificado de 22.

Para compreender como isso é importante, pense em um jogador de vôlei, que vai receber um saque. Ele precisa ver o direcionamento da bola em fração de segundos. Se, ao olhar para cima, os refletores para quadra poliesportiva causarem ofuscamento, o atleta não conseguirá concluir a jogada com sucesso.

 

Reprodução de cor

 

As lâmpadas de Led são ótimas opções. Além de duráveis, a maioria delas consegue atender aos índices de reprodução de cor mínimo para esse espaço, que é de 80%.

Antes de fazer a escolha, fique atento para ver se o refletor escolhido permite o uso desse tipo de lâmpada e mantém bons índices de reprodução de cor.

 

Temperatura da cor

 

É preciso também verificar se o tipo de refletor escolhido permite uma iluminação branca fria. O ideal é que a temperatura seja de 6.500 Kelvin (K).

Embora essas informações sejam disponibilizadas na lâmpada, é necessário observar se o refletor conseguirá manter o índice.

Iluminância: quantidade de luz que chega à superfície

No plano horizontal, é necessário que chegue em torno de 300 lx de iluminação, quando for uma quadra poliesportiva. Se ela for voltada a apenas um tipo de esporte, pode haver uma variação.

 

Dicas de números de refletores de quadra poliesportiva

 

 

Poliesportiva de 28x14m: o ideal é ter 12 refletores distribuídos em 4 postes, com 9 metros de altura cada. Eles devem estar a 7 metros de distância do eixo longitudinal da quadra e a 3 metros do limite externo. Uma boa escolha é optar por refletores de LED de 200W. Caso não seja possível, você pode aumentar para 6 refletores em cada poste e usar o refletores de 100W;

Futebol society: essa quadra é um pouco maior e tem em torno de 45x25m. Por isso, deve receber seis postes com a mesma quantidade de refletores da anterior. 3 refletores LED de 200W em cada poste ou 6 refletores de 100W;

Quadra de tênis: assim como as demais, é preciso disponibilizar 3 refletores de 200W ou 6 de 100W em cada poste. Como as quadras são de 24x11m, 4postes são suficientes para a iluminação adequada.

Nós temos os melhores produtos para iluminação a sua quadra poliesportiva.

 

 

  Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumetar os resultados de vendas.