Os hospitais e centros de saúde são ambientes que requerem o máximo de cuidado e atenção em todos os aspectos. Afinal, estamos falando de um espaço destinado à saúde de pessoas enfermas ou em processo de recuperação. Dessa forma, todos os elementos à sua volta devem proporcionar bem-estar não somente a elas, mas também aos profissionais responsáveis pelo caso (médicos e enfermeiros) e seus acompanhantes.

Nesse aspecto, o projeto luminotécnico hospitalar é fundamental para garantir esse cuidado. Estabelecimentos de saúde precisam oferecer um ambiente estimulante (para que os profissionais consigam desempenhar bem suas funções e o paciente recupere sua condição física) e relaxante (a fim de diminuir seu estado sensível causado pelo problema de saúde).

Com tantos pontos específicos a serem observados, deve-se ter total atenção não somente ao tipo de lâmpada utilizado, mas também nos equipamentos que forneçam a luz adequada. Este artigo vai mostrar quais as melhores luminárias para projeto luminotécnico hospitalar. Acompanhe!

 

As melhores luminárias para projeto luminotécnico hospitalar

 

As luminárias mais adequadas para um projeto luminotécnico hospitalar devem ter certas características importantes de acordo com o ambiente. Nos quartos dos pacientes, por exemplo, é importante que haja componentes de iluminação direta e indireta, de modo a garantir o atendimento médico e oferecer mais conforto para quem está hospitalizado.

Para fonte direta de luz, uma opção bastante viável são as luminárias aletadas. Como o nome sugere, elas possuem aletas, geralmente compostas por alumínio ou outro material de alta capacidade reflexiva para aumentar a luminosidade produzida pela lâmpada. Elas também podem ser colocadas em espaços amplos e que requeiram uma iluminação forte, como a recepção, salas de espera e os corredores de hospitais e centros de saúde.

Outra opção de fonte direta é a luminária de embutir. Ela possui formato que varia do quadrado ao retangular e se adapta perfeitamente a qualquer ambiente que necessite de iluminação potente. Ela é feita em chapa de aço, que aumenta sua durabilidade e ajuda a refletir parte da luminosidade produzida pelas lâmpadas.

As luminárias fluorescentes também são bastante recomendadas para um projeto luminotécnico hospitalar. Isso porque elas proporcionam uma iluminação adequada de ambientes amplos e que precisam de certa quantidade de luz. Alguns modelos apresentam superfícies refletoras em material metálico que refletem a luminosidade e aumentam seu rendimento.

E como fonte de luz indireta, que tipo de luminária é a mais recomendada para o projeto? Neste caso, uma das opções mais viáveis são os spots direcionados. Esses pequenos dispositivos podem ser instalados próximos às cabeceiras das camas ou próximo às poltronas para acompanhantes e podem fazer o papel de abajur. Para garantir o conforto do paciente, é importante que seja utilizada uma lâmpada com boa luminosidade.

Clique aqui para saber mais sobre a luminária spot direcionável.

As arandelas também são uma fonte de luz indireta que proporciona este efeito em hospitais e clínicas. Como elas possuem uma função mais decorativa em alguns casos, pode ser interessante escolher modelos mais simples para dar um toque mais formal e menos chamativo.

Está à procura de soluções para um projeto luminotécnico hospitalar? Saiba que temos as melhores soluções para o seu caso. Para isso, basta entrar em contato conosco.