As cidades são o principal palco da sociedade contemporânea. No Brasil, 84% da população vive exatamente nelas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, há um fator determinante para que a população possa tirar proveito dos espaços públicos oferecidos pelas cidades: a iluminação.

Não à toa, muitas vezes a iluminação pública é mencionada inclusive como um instrumento de segurança. Quer entender mais sobre a importância da iluminação dos locais públicos? Continue a leitura deste artigo.

A iluminação pública no Brasil foi implantada ainda no século XIX, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Desde então, ela se tornou essencial para conferir qualidade de vida à população.

Os locais públicos munidos de iluminação, como os espaços de circulação (ruas, praças, etc), de lazer e recreação (quadras, parques urbanos) e conservação, permitem que as pessoas desfrutem desses espaços inclusive no período noturno, atuando como um instrumento de cidadania.

Ainda que não seja um fator diretamente ligado a segurança pública, não há dúvidas de que a iluminação dos locais públicos contribua diretamente neste sentido.

Ela comprovadamente afasta a criminalidade, o vandalismo e favorece o bem estar dos que desfrutam de atividades noturnas essenciais, como estudo e trabalho, além daqueles que usam o espaço como instrumento de lazer. Ademais, um bom planejamento ainda contribui para evitar acidentes com veículos, facilitando o tráfego nas vias.

Uma efetiva iluminação dos locais públicos depende de muitos fatores. As luzes das lâmpadas precisam ter um vasto alcance, de forma que atinjam inclusive os locais mais afastados.

Também é conveniente que elas sejam instaladas da maneira adequada, sem haver risco de ofuscações. Isto depende prioritariamente do posicionamento correto dos postes nas ruas. O que determina a distância entre um poste e outro deve ser exatamente o potencial luminoso de cada lâmpada.

A Constituição Brasileira prevê que a responsabilidade da iluminação pública compete aos municípios. Assim, profissionais especializados são incorporados aos projetos para que os projetos satisfaçam as necessidades da população. De acordo com dados da Eletrobrás, a iluminação pública no Brasil corresponde a 3% do consumo total de energia elétrica do país.

 

Modernização

 

O desenvolvimento da tecnologia LED permitiu que a iluminação dos locais públicos seja aplicada de forma mais econômica, sustentável e mais segura.

Isto porque essa tecnologia produz mais luz por watt consumido, reduzindo a demanda de energia e com maior tempo de vida (cinquenta mil horas para iluminação pública, o que reduz o descarte de lâmpadas e reduz os gastos com manutenção).

Ademais, a sua outra grande vantagem está exatamente no contexto sustentável. A iluminação pública é responsável por ¼ das emissões de CO2 no planeta, mas uma luminária com essa tecnologia é capaz de reduzir consideravelmente a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, além de proporcionarem maior conforto visual para as pessoas.

Gostou do artigo? A Aladin Iluminação trabalha com fabricação de postes e luminárias tradicionais ou com sistemas LED para construtoras, arquitetos, engenheiros e empresas em geral. Entre em contato pelo (11) 2219-2505 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br.