Luminária de parede

Luminária de parede

Também conhecidas como arandelas, as luminárias de parede tem um papel fundamental na iluminação da sua obra ou condomínio.

Mas como utilizar as arandelas para valorizar espaços internos e externos? 

A origem de tudo

Em design, qualquer tipo de design, tem a premissa básica da forma e da função. A forma é aparência e a função a utilidade.

Nas luminárias de parede a forma deve se intergrar ao estilo da construção/arquitetura. Já na função, como se trata de uma luminária se trata de como a arandela ilumina.

 

Para descobrir qual é o tipo de luminária de parede ideal para a sua obra ou condomínio é preciso tratar essas duas questões separadamente.

Quanto a forma/aparência da luminária ela deve combinar com o estilo arquitetônico do lugar. Mas clássico ou moderno, por exemplo. Veja os exemplos.

 

Luminárias de parede clássicas

AD 307 – Tipo Lampião AD 319 – Estilo colonial AD 078 – Vintage Tubulação AD 097 – Globo

 

 

Luminárias de parede modernas

AD 208 Retangular AD 356 Mini quadrada  AD 353 Geométrica AD 307 Cubo

 

Agora que você já identificou o estilo mais adequado vamos te ajudar a escolher a função, como a iluminação da luminária de parede deve funcionar. Isso é ainda mais importante do que a aparência da peça porque é isso que vai justificar seu investimento, valorizar seu espaço e render elogios.

 

Existem 2 tipos de luminárias de parede levando em consideração a função.

  1. Luminária de projeção
  2. Luminária convencional

 

Luminária de parede de projeção

 

São posicionadas junto a parede e tem elemento emitissor de luz oculto. O que se vê nesse tipo de luminária de parede não é o elemento emissor de luz (lâmpada ou difusor), mas a luz projetada em uma superfície, normalmente uma parede.

Aqui fica uma dica, quanto mais texturizada for a parede melhor, por assim podemos criar aquele efeito de luz e sombra que cria aqueles ambientes atrativos e aconchegantes a gente adora.

Vale lembrar que esse tipo luminária com sua iluminação indireta e mais decorativa do que funcional, quer dizer que se houver a necessidade de luz suficiente para alguma atividade que precise de atenção, será necessário completar a iluminação com luz de preenchimento.

A maior vantagem em usar essas luminárias desse tipo é que se consegue valorizar muito ambientes com um investimento reduzido. As luminárias de parade de projeção fazem muito sucesso deixando ambientes mais sofisticados e aconchegantes.

 

Luminárias de parede convencionais

Esse tipo de luminária é mais funcional que decorativa. Elas tem normalmente um suporte que as mantém afastadas da parede e tem a lâmpada ou seu difusor aparente. Pode ser muito útil para completar a iluminação principal de um ambiente e funciona bem posicionada próxima a pontos de interesse como entradas e áreas de convivência.

 

São diversas as opções de luminárias de paredes disponíveis para obras a serem construidas ou na melhoria da iluminação de condomínios e considerar seu uso é um bom recurso que oferecem grande benefício com baixo investimento.

 

Fabricamos luminárias de parede há mais de 15 anos oferecendo iluminação de qualidade para construtoras, condomínios e outras instituições de todo Brasil.

Consulte nosso site para escolher a luminária de parede ideal para as suas necessidades ou entre em contato com um dos nossos consultores via WhatsApp para tirar dúvidas e solicitar cotações.