Tipos de lâmpadas para iluminação pública

Descubras quais são os tipos de lâmpadas para iluminação pública e qual tipo é melhor para sua necessidade

 

Por ser um país tão grande, ainda existem muitos tipos de lâmpadas sendo usadas na iluminação pública, desde o familiar brilho laranja das lâmpadas de vapor de sódio de baixa pressão — que existem desde a década de 1930 — à qualidade e economia das lâmpadas de LED mais modernas.

Luminária geral para poste: https://aladiniluminacao.com.br/p/ad-114-luminaria-para-poste-com-alojamento

 

 

Lâmpadas de vapor de mercúrio

 

Estas são as lâmpadas mais usadas para iluminação de postes e iluminação pública. Elas fornecem muito menos brilho por watt e, portanto, precisam ser mais potentes. Os postes mais comuns usam lâmpadas de mercúrio com 150-180 Watts de potência. Essas lâmpadas também tem uma vida útil menor, de cerca de 10 mil horas.

 

Lâmpadas de vapor de sódio

 

As lâmpadas de vapor de sódio são uma opção mais eficiente em relação às lâmpadas de vapor de mercúrio, uma vez que fornecem o dobro do brilho para a mesma quantidade de potência, o que faz com que sejam ideais para a iluminação de postes.

No entanto, estas lâmpadas têm algumas desvantagens: seu brilho é mais alto no centro (logo abaixo do polo) e é menor do lado de fora; além disso, são, na sua maioria, de cor amarela ou laranja. Essa lâmpada também tem uma vida útil superior, entre 18 mil e 24 mil horas.

 

Lâmpadas de iodetos metálicos

 

Estas lâmpadas são tão eficientes quanto as lâmpadas de vapor de sódio e também vêm com luzes mais brancas, mas sua vida útil é menor, entre 8 mil e 12 mil horas.

 

Lâmpada LED

 

Estas são as opções mais recentes e mais eficientes em termos de energia disponíveis no mercado para iluminação pública. Seu brilho é muito mais uniforme e pode proporcionar até 50% de economia em relação às lâmpadas de vapor de sódio, além de a luz emitida ter a temperatura de cor mais adequada, via de regra, de 5000K a 6000K.

Luminárias LED

Outra vantagem é que essas lâmpadas produzem menos brilho e podem reduzir a fadiga visual dos motoristas e pedestres. A alta durabilidade dessas lâmpadas compensa o custo um pouco mais alto: até 25 anos.

 

Se desejar conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato por telefone ou e-mail!

 

Consultores Aladin Iluminação

 

E-mail: contato@aladiniluminacao.com.br