Renovação na Iluminação. Retrofit.

Retrofit em iluminação

Os sistemas de iluminação têm uma vida útil e podem se tornar obsoletos à luz dos regulamentos atuais ou da tecnologia atual. Consequentemente, é necessário ser capaz de reconhecer quando um sistema deve ser abandonado ou melhorado. Este foi o início do projeto de modernização.

Emergiu pela primeira vez nos Estados Unidos e países europeus, pois foram os primeiros a sofrer os efeitos das leis que proíbem a demolição de coleções arquitetônicas. Como não havia saída, a única opção era restaurar os edifícios existentes.

Assim nasceu o retrofit, como tendência de valorização de bens antigos, seja para adequar os equipamentos de acordo com as normas ou simplesmente para modernizá-los. A modernização é conseguida através da introdução de novas tecnologias e da utilização de materiais avançados.

A modernização e reabilitação de edifícios é cada vez mais comum no Brasil. Então, como você entende melhor todos os benefícios desse processo?

A maioria das mudanças necessárias são motivadas por razões como conservação e redução de custos e economia de energia elétrica.   

Afinal, um bom projeto de retrofit pode apresentar ganhos significativos no valor que é gasto com energia elétrica.
 
No entanto, a conformidade com os padrões exigidos é outra importante. 
Órgãos como o Ministério do Trabalho, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Controle de Uso de Propriedade  estabelecem  diretrizes que a indústria deve seguir.  
 
Aqueles que preferem  serviço de segunda linha estão colocando em risco sua licença para operar e, com isso, a segurança dos funcionários.  

As vantagens da iluminação LED convencional são:  

  • Economia de energia elétrica de até 80%
  • Melhor qualidade de iluminação
  • Redução do custo de manutenção
  • Proteção contra intempéries
  • Adequação às legislações vigentes (ABNT NBR 8995-1, iluminação para áreas internas) ou (NBR 5101, iluminação para áreas externas)
  • Baixa voltagem de operação
  • Ausência de raios Ultra violeta e Infra vermelhos
  • Maior resistência a impactos
  • Ganhos com sustentabilidade, pois LED são 99% recicláveis

Para saber mais sobre iluminação de fachadas, como por exemplo quantos refletores são necessário, a potência ideal, etc., entre em contato com um dos nossos consultores especializados em iluminação  via WhatsApp clicando aqui