Iluminação de escritórios

Para ter assegurada a produtividade no ambiente de trabalho, a iluminação deve ser adequada.

Vamos enumerar 3 pontos de atenção para garantir que a iluminação contribua para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

  1. Intensidade da luz
  2. Distribuição da luz
  3. Evitar ofuscamento

Intensidade da iluminação no escritório

Para desenvolver as tarefas com energia e desenvoltura o ambiente de trabalho deve ser a quantidade de luz correta, para poder estimular os colaboradores a atingir seu potencial. Ambientes com luz insuficiente podem interferir na produtividade pois nós associamos, inconscientemente, baixa luminosidade ao relaxamento e repouso. Entretanto, excesso de luz pode gerar desconforto visual e também interferir negativamente na produtividade. 

A quantidade de luz de um ambiente é medida lux, unidade de intensidade luminosa (símbolo lx). Um escritório iluminado corretamente deve receber nos locais de trabalho em torno de 500 lux.

Distribuição da luz

A distribuição da luz é tão importante quanto a intensidade porque se as fontes de luz não forem corretamente escolhidas e forem mal posicionadas o ambiente apresentará áreas de sombra. Isso é indesejável porque em escritórios é comum haver mudanças de posição dos postos de trabalho. Áreas de sombra podem não ter importância em um momento inicial, mas com mudanças de layout elas vão se tornar um problema. Por isso, escritórios devem ser iluminados da maneira mais uniforme possível.

Evitar o ofuscamento

Posicionar as fontes de luz corretamente, evitando ofuscamento é muito importante e talvez o erro mais comum que vemos em escritórios mal iluminados.

A posição das fontes de luz e seu direcionamento incorreto pode causar ofuscamento, seja ele direto (luz posicionada a frente do posto de trabalho direcionada para a linha de visão do trabalhador) ou indireta (posicionada atrás do posto de trabalho que resulta em indesejáveis reflexos na tela do computador). O ofuscamento pode não parecer um problema porque é sutil e parece irrelevante. O ofuscamento por um período pequeno de tempo, realmente não deve incomodar, mas com o passar das horas e durante dias, isso pode se tornar um grande incômodo e interferir na produtividade do colaborador.

Para evitar o ofuscamento não posicione fontes de luz no campo de visão frontal direto do trabalhador. Outra questão para evitar o ofuscamento é não posicionar fontes de luz diretamente atrás das telas de computador para evitar reflexos.

Há ainda luminárias com recursos anti-ofuscantes que utilizam aletas e difusores para reduzir o ofuscamento.

Esperamos ter contribuido com informações úteis para que você possa iluminar escritórios corretamente e possa contribuir para a produtividade no ambiente profissional.

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